Por g1 BA


Secretário de Segurança Pública da Bahia fala sobre uso da maconha e comentário repercute

Secretário de Segurança Pública da Bahia fala sobre uso da maconha e comentário repercute

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, no final do mês de abril.

"A maioria das pessoas que eu conheço, que usa maconha, são pessoas que trabalham todo dia. Tenho amigos que dizem: 'Eu fumo cigarro todo dia para dar uma relaxada'", disse o secretário.

Ricardo César Mandarino é o secretário da SSP-BA. — Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

Mandarino afirmou ainda que a maconha "torna você um emancipado mental, que é o que a gente precisa ser". Concluiu com uma crítica: "A gente não pode ficar nessas caixinhas".

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que informou que não vai se posicionar sobre o caso.

O gestor da Segurança Pública na Bahia também falou sobre as pessoas que conseguem manter um controle no uso social da maconha. Também usou artistas como exemplo para comentar sobre um possível aumento da criatividade após o uso da droga.

"Os bêbados não andam caindo pela rua. As pessoas que perdem o controle do uso social, o uso moderado da droga, são poucas, não é todo mundo que faz isso", discursou Mandarino.

"Então ela libera as pessoas, aumenta a criatividade. No meio artístico isso é evidente. A gente conhece a história de grandes compositores que quando estão com uma 'bebidazinha' qualquer relaxam e fazem composições belíssimas", falou o secretário.

No final, o secretário questionou que a criatividade aflorada pelo uso da maconha pode também ser pensada em outras áreas. "Por que não admitir que isso possa acontecer no meio científico e em outras atividades criativas?"

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Ouça 'Eu Te Explico' 🎙

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!